Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Só Lula para acelerar fim do embargo da Rússia

<p>Presidente deve interferir diretamente nas negociações.</p>

Redação SI (10/03/06)- O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou a deputados da bancada ruralista no Congresso que o fim do embargo russo às carnes brasileiras depende de uma intervenção direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seu colega russo Vladimir Putin. “Já esgotamos todas as ações de convencimento em nível técnico. Agora, só uma conversa direta entre os presidentes pode acelerar o fim do embargo”, afirmou, de acordo com relato de parlamentares.

Rodrigues informou também que enviou uma carta ao colega russo, Alexei Gordeyev, para explicar as denúncias de pagamento de propina a funcionários do país europeu para furar o embargo imposto desde o surgimento de focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul, em outubro do ano passado.

Segundo informações de parlamentares, Roberto Rodrigues eximiu o governo brasileiro de qualquer responsabilidade sobre as denúncias e informou ter determinado a suspensão da emissão de certificados de exportação para a Rússia desde o dia 8 de fevereiro. Ponderou, ainda, que houve a extensão do prazo para o dia 23 a pedido dos exportadores nacionais que precisavam embarcar a carne de animais abatidos antes da data-limite autorizada pelo governo russo.