A Los Grobo SA, segunda maior produtora de soja da Argentina, pretende duplicar a área plantada nos próximos três a quatro anos para continuar competitiva, num momento de alta da demanda por alimentos. “Nossas terras ocupam 250 mil hectares. Acreditamos que a empresa deveria operar o dobro dessa área”, disse Gustavo Grobocopatel, proprietário e principal executivo da empresa. “O crescimento terá de ser feito principalmente através do Brasil, porque no país há a maior área disponível para expansão”, afirmou o executivo.
O Brasil e a Argentina são, respectivamente, o segundo e o terceiro maior produtores mundiais da oleaginosa, atrás dos Estados Unidos. Os dois países preveem colher volumes recordes na safra 2009/10. O plantio de soja no Brasil deve ocupar 22,8 milhões de hectares este ano, segundo a consultoria Safras&Mercados, enquanto na Argentina atingirá 19 milhões de hectares, segundo a associação argentina dos sojicultores.
“Na Argentina restam apenas 3 ou 4 milhões de hectares para expandir, e essas são áreas, na maioria, de qualidade inferior, enquanto no Brasil há 20 milhões de hectares de áreas de primeira qualidade prontas para serem desenvolvidas”, disse o executivo.
A Los Grobo, de controle familiar, já opera no Brasil em parceria com o fundo de investimento Vinci Partners. Cerca de 50% da produção agrícola da companhia está na Argentina; outros 30% no Uruguai e 20% no Brasil. A empresa produz 2,5 milhões de toneladas de soja e pretende colher pelo menos 4 milhões de toneladas nos próximos quatro anos.