Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Soja goiana à China

Companhias chinesas governamentais e privadas estão interessadas em comprar soja diretamente dos produtores rurais goianos.

Soja goiana à China

Companhias chinesas governamentais e privadas estão interessadas em comprar soja diretamente dos produtores rurais goianos. O assunto foi tratado durante encontros de negócios realizados em Hong Kong, ontem, por dirigentes e produtores rurais goianos que participam da missão oficial à China.

Segundo Alécio Maróstica, presidente da Comissão de Grãos e Oleaginosas da Federação da Agricultura, que participou dos encontros, está claro o interesse tanto dos chineses como dos brasileiros de que essas operações ocorram sem intermediários.

Conforme Alécio Maróstica, toda a soja brasileira exportada é comercializada por meio de empresas que fazem a intermediação entre os produtores nacionais e os importadores externos, que controlam grande parte do agronegócio brasileiro e, por isso, acabam ficando com a maior parte dos ganhos. Com a possibilidade de venda direta para o importador chinês, os produtores goianos poderão ter maiores vantagens.

Cronograma

A comitiva goiana que já está em Pequim participa de um seminário técnico amanhã, no Centro de Negócios da Apex Brasil na China, no qual serão repassadas informações sobre a visão comercial do país na atualidade, incluindo dados técnicos do comércio externo e aspectos jurídicos. Os integrantes da missão vão conhecer a ainda a Hope Grain & Oil Group, uma das maiores fabricantes de óleos comestíveis do país.

Na quinta-feira, dia 15, será realizado seminário para o público chinês e nova rodada de encontros de negócios. Na sexta-feira, dia 16, está marcada reunião na COFCO Corporation, empresa do governo chinês voltada à importação, processamento e distribuição de soja e derivados, quando será apresentado mais uma vez o projeto de expansão da produção de soja em Goiás ao longo da Ferrovia Norte-Sul.