Redação (06/11/2008)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, anunciou, há pouco, mais três medidas para garantir crédito para a agricultura. Durante reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quarta-feira (5), ficou acertada a criação de uma linha de crédito no valor inicial de R$ 1 bilhão para financiar a Célula do Produto Rural (CPR). A linha será oferecida pelo Banco do Brasil aos produtores que já emitiram a Cédula e aos que pretendem utilizar esse recurso para financiar a safra.
Stephanes anunciou também que o governo irá garantir os preços mínimos dos produtos agrícolas durante a safra atual. O orçamento para a Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) é de R$ 1,5 bilhão. “Se for necessário, o governo irá colocar mais recurso nessa política”, garantiu o ministro.
O governo também irá se reunir na próxima terça-feira (11) com as tradings e cooperativas para avaliar o acesso a recursos para o Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC). Segundo o ministro, os recursos estão disponíveis e é necessário saber por que não estão sendo acessados por essas instituições. Esses ACC´s são usados, principalmente, pelo setor exportador de soja e algodão.
Além disso, será instituída uma outra linha de crédito para os bancos credores do setor rural financiarem as dívidas de investimento. A medida atinge os produtores do Centro-Oeste do País, com o financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas.