Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Subsídios

<p>Falta de acordo na OMC frustra negociadores brasileiros.</p>

Da Redação 16/12/2005 – A falta de acordo entre os 27 países do chamado “Green Room” (órgão consultivo do de Pascal Lamy, diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, OMC) frustrou os negociadores brasileiros. Depois da reunião, os ministro brasileiro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse por telefone, de Hong Kong, que não foi possível definir uma data para a eliminação total dos subsídios às exportações. A Expectativa dos negociadores brasileiros era de definir 2010 como a data para que os países membros da OMC cortassem os incentivos distorsivos ao comércio mundial, sobretudo de produtos agrícolas.

Segundo Rodrigues, ainda há resistência à definição da data até que sejam definidos os temas ajuda alimentar aos países mais pobres, subsídios ao crédito e compras governamentais distorsivas.

Rodrigues esclarece que um dos motivos de a União Européia estar freando as negociações para liberalização do Comércio Mundial são as eleições de parlamentares dos 25 países do bloco.

Se não um houver ajuste na agricultura que reduza a concentração de renda e a exclusão social determinada pelo protecionismo, teremos uma ameaça não só à Europa, mas ao Mundo Inteiro.

Apesar da frustração pela falta da avanços na rodada de Doha iniciada há quatro anos, o ministro acha que ainda é cedo para se definir os ganhos das negociações, que só terminam no próximo domingo.

Nada está completamente descartado ou terminado antes do fim.