Pela primeira vez no Estado de Sergipe, será realizado na próxima quinta-feira, 15, a partir das 8h, no auditório do SEBRAE/SE, o Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura Sergipana. O evento, que é dos mais aguardados pelos que fazem a cadeia produtiva da carne suína no Estado, é uma realização do SEBRAE/SE e da Associação dos Suinocultores de Sergipe (Suin/SE) e terá inscrições gratuitas no local.
Segundo os organizadores do encontro, o Fórum busca realizar um diagnóstico da Suinocultura Sergipana, debatendo seus problemas e perspectivas com a apresentação do Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e as ações que serão desenvolvidas em Sergipe. Além disso, haverá a filiação da Associação Sergipana de Suinocultores Suin/SE, à Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).
De acordo com o professor de Suinocultura do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Sergipe, Hunaldo Oliveira Silva, a criação de suínos está em plena expansão em Sergipe, com criadores aplicando as mais modernas técnicas e utilizando animais de excelente padrão genético. Porém, o consumo desta carne no Estado ainda é muito baixo em virtude de alguns mitos e tabus equivocados, formados pela população em relação à carne suína.
O evento também será uma oportunidade para divulgar a carne junto a proprietários de restaurantes, chefs de cozinha, associações de supermercados, frigoríficos e formadores de opinião no setor. Na ocasião, estará presente toda a cadeia produtiva, como também representantes da Defesa Sanitária Animal, no âmbito Estadual e Federal.
Realizado pelo SEBRAE-SE e pela Associação de Suinocultores de Sergipe, também são parceiros do encontro o Governo de Sergipe, Nutrial, Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, ABCS e Coopergipe.