Visando ampliar mercados para o setor suinícola gaúcho, o Departamento de Produção Animal (DPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seappa), está realizando reuniões com as Supervisões Regionais que atendem municípios produtores de suínos.
Neste mês de julho, as assembléias vêm ocorrendo nas Regionais de Passo Fundo que teve a participação de Cruz Alta e Soledade -, Ijuí – com as presenças de Santa Rosa e São Luiz Gonzaga – e Erechim, que deve reunir as IVZs de Palmeira das Missões e de Lagoa Vermelha. Para o mês de agosto próximo, o trabalho será realizado nas Supervisões de Estrela e Caxias do Sul.
Os técnicos do DPA executam tais atividades com a intenção de participar, ainda em 2010, da missão internacional que provavelmente será realizada no Rio Grande do Sul com a vinda da União Européia para o Brasil, semelhante à ocorrida em 2009, em Santa Catarina. A visita dos europeus facilita a ampliação das exportações, garantem os técnicos do Departamento, baseados na aceitação do estado vizinho como exportador da carne, após as vistorias do último ano. Atualmente, a Rússia é o país que importa a maior parte da produção de suínos do Rio Grande do Sul. Com informações da Seappa.