Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Suíno gaúcho para Europa

Departamento de Produção Animal harmoniza sanidade com IVZs para o setor suinícola do RS consiga atingir o mercado europeu.

Suíno gaúcho para Europa

Visando ampliar mercados para o setor suinícola gaúcho, o Departamento de Produção Animal (DPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seappa), está realizando reuniões com as Supervisões Regionais que atendem municípios produtores de suínos.
  

Dentre os objetivos dos encontros estão avaliar o Sistema de Defesa Sanitária executado no interior do estado e harmonizar as atividades entre as Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs).
  
Neste mês de julho, as assembléias vêm ocorrendo nas Regionais de Passo Fundo  que teve a participação de Cruz Alta e Soledade -, Ijuí – com as presenças de Santa Rosa e São Luiz Gonzaga – e Erechim, que deve reunir as IVZs de Palmeira das Missões e de Lagoa Vermelha. Para o mês de agosto próximo, o trabalho será realizado nas Supervisões de Estrela e Caxias do Sul.
  
Os técnicos do DPA executam tais atividades com a intenção de participar, ainda em 2010, da missão internacional que provavelmente será realizada no Rio Grande do Sul com a vinda da União Européia para o Brasil, semelhante à ocorrida em 2009, em Santa Catarina. A visita dos europeus facilita a ampliação das exportações, garantem os técnicos do Departamento, baseados na aceitação do estado vizinho como exportador da carne, após as vistorias do último ano. Atualmente, a Rússia é o país que importa a maior parte da produção de suínos do Rio Grande do Sul. Com informações da Seappa.