A partir do início de dezembro, inspetores chineses vão viajar para Holanda para avaliar abatedouros e processadores de suínos, segundo revelou o jornal holandês Agrarisch Dagblad.
A mensagem foi transmitida pelo Centro de Informação Veterinária (VIP, sigla em ingês) holandês da Câmara de Carne e Pecuária (PVV, sigla em inglês). Em outubro do ano passado, ambos os países assinaram um protocolo base para exportações de carne suína para a China. A fim de certificar-se para que as exportações sejam implementadas, os chineses devem inspecionar e aprovar as plantas. O processo de envio das equipes para o trabalho já dura cerca de um ano.
Mais de 30 plantas demostraram interesse em uma visita de inspeção. Elas preencheram um formulário usado pelos chineses para fazer a primeira seleção. Um porta-voz do VIP explicou que ainda não há previsões de quantas plantas serão visitadas.
Logo que as inspeções forem concluídas, os certificados sanitários definitivos podem ser entregues e as exportações podem começar.
* Tradução Suinocultura Industrial