Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Suíno para o Japão

Nova rodada de negociação entre Brasil e Japão acontecem essa semana para abrir o mercado à carne suína in natura de SC.

Suíno para o Japão

A semana será de nova rodada de negociação entre Brasil e Japão para abrir o mercado à carne suína in natura de Santa Catarina, único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação. Os secretários de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), Francisco Jardim, e de Relações Internacionais, Célio Porto, embarcaram domingo e se reúnem na sexta-feira com autoridades sanitárias daquele país.

A intenção é acertar a vinda de uma missão japonesa ao Brasil neste primeiro trimestre. O país é o maior importador mundial do produto e compra cerca de 4 bilhões de dólares por ano. Desde 2010, o Japão fez duas avaliações do sistema sanitário nacional, questionou informações e recebeu esclarecimentos. De acordo com o diretor de Mercado Externo da Abipecs, Rui Vargas, as 15 indústrias do setor em solo catarinense, como as demais no país, estão estruturadas e em condições de exportar àquele país.

Paralelamente, o serviço veterinário brasileiro aguarda um encontro com a Rússia para discutir ajustes nos certificados sanitários de setores como carnes, material genético, bovinos vivos e lácteos. Durante a Semana Verde neste mês, em Berlim, na Alemanha, Jardim e Porto estiveram com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguei Dankvert. Desde julho do ano passado, os russos passaram a integrar a União Aduaneira composta por Bielorrússia e Cazaquistão. O bloco econômico adotará um certificado sanitário único a partir de janeiro de 2012, o que pode demandar alterações.