Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Suinocultor com problemas em SE

Deputado João Daniel defende ações para proteger e fortalecer suinocultura estadual.

Suinocultor com problemas em SE

“Os suinocultores sergipanos, que são todos pequenos produtores, estão sofrendo uma concorrência desleal por parte dos grandes agropecuaristas de Estados do Sudeste e Centro-Oeste, que têm como prioridade a exportação, mas redirecionam seus produtos para o Nordeste quando sofrem restrições externas, como aconteceu recentemente em relação à Rússia”. A avaliação é feita pelo deputado estadual João Daniel (PT), que apresentou Indicação (117/2011) aprovada recentemente na Assembleia Legislativa, propondo tratamento semelhante ao que é dado aos avicultores em relação ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
“Precisamos proteger os companheiros que produzem em Sergipe, assim como já foi feito na Bahia e em Alagoas”, argumenta João Daniel, que participou na segunda-feira, 17, de audiência com o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade, para tratar sobre o assunto.  Acompanhado do presidente da Cooperativa dos Suinocultores de Sergipe, Evairton Brito, o parlamentar petista apresentou ao secretário as reivindicações do segmento, que incluem a taxação da carne suína que não seja produzida no Estado.
De acordo com João Andrade, estão em andamento estudos pelos técnicos da Secretaria da Fazenda sobre a questão, que serão apresentados ao governador Marcelo Déda, a fim de que seja tomada uma decisão política fundamentada. “Tudo que pudermos fazer para proteger os pequenos produtores será feito. Vamos conversar com o governador e apresentar os resultados dos estudos, inclusive levando em conta a experiência da Bahia e de Alagoas”, garante.
 Para o representante dos suinocultores, Evairton Andrade, a expectativa é bastante positiva, a partir da boa vontade demonstrada pelo secretário. “Aqui em Sergipe, nós investimos em tecnologia, produzimos carne suína de excelente qualidade, e acreditamos na sensibilidade do Governo para que sejam efetivadas medidas para proteger os pequenos produtores”, conclui.