A sustentabilidade da suinocultura brasileira é o principal objetivo da 2ª Semana Nacional da Carne Suína que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o GPA e o Sebrae Nacional, lança no próximo dia 3 de setembro, no Auditório do GPA, em São Paulo.
O evento contará com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; do presidente da ABCS, Marcelo Lopes; do vice-presidente do GPA, Peter Estermann; do presidente da ABPA, Francisco Turra; e do gerente de agronegócio do Sebrae Nacional, Enio Queijada; para apresentar um quadro sobre o setor e abrir a campanha.
Além deles, o médico e cientista Dráuzio Varella, famoso pela série de quadros sobre saúde no programa Fantástico da Rede Globo, ministrará a palestra “Alimentação: Qual a dieta ideal? Carne, um veneno para o coração ou um mito dos anos 1970?”, na qual apresentará os argumentos científicos sobre o tema.
Apesar de viver um bom momento, com oferta ajustada à demanda, preços dos grãos mais baixos e um status sanitário bem avaliado no exterior, o setor experimenta, historicamente, ciclos altos e baixos que já eliminaram milhares de produtores e aumentaram a concentração da produção.
Um dos entraves é o baixo consumo per capita do brasileiro. A demanda de carne suína no Brasil foi de 15,4 kg por habitante em 2012, enquanto outros países como Áustria (73 kg), Espanha (67 kg), Dinamarca (64 kg), Itália (42 kg), China (34 kg) Canadá (30 kg) e EUA (30 kg) consomem pelo menos duas vezes mais por habitante, indicando grande margem para crescimento.
Prova disso, o consumo de carne suína no Brasil aumentou 41,2% entre 2000 e 2012, saltando de 10,9 kg por habitante para 15,4 kg, como resultado de uma série de ações promovidas pelo setor, bem como fatores econômicos e sociais. O novo objetivo da ABCS é que cada brasileiro consuma 18 kg de carne suína por ano até 2015, o que demandaria quase 500 mil toneladas a mais do produto.
Estratégia
Maior “vitrine” da carne suína, a 2ª Semana Nacional da Carne Suína, que ocorre entre 3 e 17 de setembro, contará com centenas de ações promocionais sobre o produto nas mídias do GPA e presença marcante nas 507 lojas das bandeiras Pão de Açúcar e Extra em todo o país.
A campanha é a “coroação” do amplo trabalho realizado pela ABCS, por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), desde 2010, a fim de reposicionar a proteína na preferência do brasileiro por meio do combate a mitos, informação sobre suas qualidades nutricionais, adequação de cortes à preferência do consumidor moderno e promoção no varejo.
Desde então, a associação nacional promoveu uma intensa capacitação de todos os elos do setor (insumos, produtores, frigoríficos, varejo e merendeiras), sensibilização de consumidores e conscientização de formadores de opinião (médicos e nutricionistas) com objetivo de aumentar o consumo e trazer mais estabilidade aos produtores.
A campanha da ABCS conta com o apoio do GPA, Sebrae Nacional e do Mapa desde o início das ações além das empresas amigas Ourofino, MSD, Nutribras Alimentos e da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (ACRISMAT), da Associação Brasileira das Empresas de Genética Suína (ABEGS), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP).