Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Suinocultura busca maior faturamento apesar da crise

Setor tem mostrado melhor desempenho no comércio internacional.

Suinocultura busca maior faturamento apesar da crise

Mesmo com a interrupção das compras de seu principal cliente externo – a Rússia – a suinocultura brasileira tem mostrado melhor desempenho no comércio internacional. De janeiro a setembro deste ano, o setor embarcou 37,93 mil toneladas a mais do que no mesmo período de 2011. Ao todo foram enviadas 428,1 mil toneladas da carne a nações consumidoras, contra 390,4 mil toneladas registradas no ano passado, alta de 9,7%. Ainda que supere a meta de 515 mil toneladas, o setor deve fechar o ano com volume exportado abaixo de 2010.

Além disso, o faturamento com as vendas externas não crescem na mesma proporção que os embarques. Dados da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) mostram que o setor arrecadou US$ 1,08 bilhão nos primeiros nove meses deste ano, contra US$ 1,06 bilhão em 2011, ou seja, as vendas retomaram o fôlego, mas a receita não. Com as limitações impostas pelos russos, sobrou carne suína no mercado nacional e, com isso, os preços médios recuaram 6,9% de janeiro a setembro.

Rasteira russa

16,2%. É quanto caíram as vendas externas de carne suína do Brasil para a Rússia nos primeiros nove meses deste ano em relação a 2011. País, que era o principal cliente brasileiro no mercado internacional suspendeu suas compras alegando problemas sanitários.