Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Suinocultura canadense em crise

<p>Setor suinícola canadense está à beira de colapso e pede investimentos por parte do governo.</p>

Produtores de suínos do Canadá afirmam que a indústria está à beira de um colapso e necessita um investimento de pelo menos U$800 milhões do governo federal para garantir a sobrevivência do setor, publicou o The Canadian Press.

Os produtores foram afetados pela alta dos preços da alimentação dos animais, a queda do dólar canadense e a gripe A/H1N1, o que tornou praticamente impossível para alguns suinocultores continuarem a produzir.

“A nossa indústria está em um estado crítico absoluto, à beira de um colapso”, disse o presidente do Conselho de Suinocultura Canadense, Jurgen Preugschas. “As perdas estão apenas acrescentando para a insustentabilidade do setor, que corre riscos”.

Crise

Os agricultores estão perdendo dinheiro com a produção de suínos ao longo dos anos. Os preços dos alimentos aumentaram consideravelmente em 2007. Em seguida, os EUA determinaram que os produtos derivados de suínos deveriam ser rotulados com sua origem. Os produtores culpam essa lei pela queda das exportações para o sul.

Quando os produtores pensaram que obteriam lucros com a produção, eles foram atingidos com o surto de H1N1, afirmou Preugschas. “Nossos preços estão em decadência. Os produtores estão perdendo cerca de U$40 e U$50 por suíno”, acrescentou Preugschas afirmando que algumas pessoas não tem dinheiro para fagar as suas faturas gastas com rações.

“Com essa situação, os criadores não perdem apenas seus empregos. Perdem sua produção, suas casas”, salientou Preugschas enfatizando a necessidade de uma ajuda governamental. O setor gera mais de U$7 bilhões para a economia canadense e emprega mais de 42.000 pessoas.

O governo precisa liberar pelo menos U$800 milhões, cerca de U$30 por suíno, para ajudar os produtores a saírem da crise a curto prazo, sugeriu o presidente.

* Com informações do Pig Progress