Em visita ao Estado do Mato Grosso, a Associação Brasileira de Indústria Produtoras e Exportadores de Carnes Suína (Abipecs) sinalizou a abertura do mercado chinês para a carne suína por meio de compras diretas. Atualmente, o produto mato-grossense entra na China por Hong Kong, que é uma região administrativa especial do país, com alto grau de autonomia e economia capitalista altamente desenvolvida.
Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Luiz Antônio Ortolan Salles, a abertura chinesa é esperada pelos suinocultores há vários anos. “Visitamos a Abipecs e ficamos satisfeitos ao constatar o empenho desta entidade na abertura de novos mercados e estamos à disposição para apoiar no que for necessário”.
Outros mercados- Recentemente, o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, disse existir expectativa de que a União Europeia abra seu mercado para o Brasil ainda no primeiro semestre. Ele também explicou que os Estados Unidos devem publicar, em breve, a análise de risco para importação do produto. Missões dos dois países já estiveram no País e, segundo Camargo, aprovaram as condições sanitárias.
O acesso ao Japão e à Coréia também é aguardado para 2010. Com esses mercados, o Brasil poderá exportar 200 mil toneladas a mais por ano.