Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Suínos para Argentina

Governo do país vizinho pedirá ao Brasil que limite exportações de suínos, cujos preços são mais competitivos do que o produto local.

Suínos para Argentina

O ministro da Agricultura da Argentina pedirá na próxima semana a seu colega brasileiro medidas para limitar a exportação de carne suína brasileira, cujos preços são mais competitivos do que o produto local, disse nesta sexta-feira um importante dirigente rural argentino.

O pedido oficial argentino ocorrerá após suinocultores locais protestarem contra compras de alimentos do Brasil, cuja grande escala de produção afeta as vendas de processadores argentinos.

“Está confirmado que o governo argentino vai pedir cotas (para as exportações de suínos) ao Brasil”, disse à Reuters Omar Príncipe, secretário da Federación Agraria Argentina (FAA).

O Ministério da Agricultura da Argentina disse na sexta-feira que Julian Dominguez, o titular da pasta, se reunirá na próxima semana com o seu homólogo no Brasil “quando abordarão questões relacionadas com os acordos bilaterais, incluindo a situação da carne de porco”.

O Brasil é o fornecedor de quase 70 por cento da carne de porco importada da Argentina, e em 2010 o volume de embarques subiu 21 por cento ano a ano para 34.246 toneladas.

Em 2010 as compras da Argentina de carne de porco do Brasil totalizaram cerca de 100 milhões de dólares, 60 por cento mais que em 2009.

“Vemos isso como um passo importante em direção ao que estávamos pedindo”, disse o dirigente da FAA, cujo grupo bloqueou uma ponte-chave para o comércio com o Brasil no final do mês passado.