Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suínos por mais produtos russos

<p>O governo brasileiro está negociando, com o governo russo, a retomada das exportações catarinenses de carne suína à Rússia.</p>

Redação (23/11/06) – Em troca da reabertura, o País pretende comprar US$ 1,5 bilhão em produtos daquele país. A estratégia vem sendo negociada, em sigilo, há dez dias com o Kremlin.

O Brasil acena com a importação de fertilizantes, turbinas hidrelétricas e trigo. Segundo o setor privado, só a compra de fertilizantes, que no ano passado alcançou US$ 800 milhões, já seriam suficientes para cobrir o déficit da balança comercial com a Rússia. “Vamos tentar encontrar uma maneira de aumentar a nossa pauta de importações”, disse um integrante do Ministério do Desenvolvimento.

A iniciativa foi comunicada ontem à tarde ao governador Eduardo Pinho Moreira durante audiência com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho. Pinho Moreira viajou a Brasília acompanhado por mais de dez empresários, parlamentares e suinocultores. Eles buscavam uma solução urgente para o embargo, sob pena de aumento dos prejuízos aos produtores estaduais.

O otimismo de Ramalho não é compartilhado por Pinho Moreira. Segundo o governador, a derrubada do embargo esbarraria ainda em questões políticas, não dependendo apenas de incrementos na relação comercial.