Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Suspensão brasileira pelo Japão pode prejudicar suínos

Ter embargado carne bovina já foi um problema e o Brasil continua com a classificação de risco.

Suspensão brasileira pelo Japão pode prejudicar suínos

A suspensão das compras de carne bovina brasileira por parte do Japão após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmar a presença da proteína do agente causador de encefalopatia espongiforme bovina, doença conhecida como “mal da vaca louca” em um animal em Sertanópolis (PR), pode prejudicar a entrada de carne suína no país. “Eu não tenho noção se vai prejudicar suínos, mas sempre pode. A gente está acompanhando. É uma coisa que não tem nenhuma relação com a outra. Ter embargado carne bovina já foi um problema e o Brasil continua com a classificação de risco”, afirmou José Antonio Fay, presidente da BRF Brasil Foods, durante evento “Líderes do Brasil”, organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) do Grupo Doria, realizado na noite de ontem em São Paulo.

O executivo também comentou sobre as expectativas para as vendas de produtos no Natal. “O varejo está entusiasmado, mas a maior parte das vendas vai ocorrer muito próximo do Natal”, disse.

Sobre expectativas para 2013, Fay mostrou-se confiante. “Eu continuo achando que 2013 será um ano bom para a indústria. Essa migração da classe mais pobre para classe media é interessante também para o setor”, comentou.

Fay ponderou, contudo, que a questão dos grãos ainda preocupa o setor de proteínas. “A nossa grande incógnita continua a ser o custo do grão. Ainda questionamos como vai se comportar os grãos em 2013. Se o Brasil tiver uma boa safra e tudo bonitinho, eu acho que o consumo vai continuar aquecido”, afirmou o executivo ao comentar a situação dos preços de farelo de soja e milho.