O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem (18/08) que nos próximos dias será apresentada uma solução favorável para a volta dos leilões realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como medida de apoio à comercialização de grãos e também para a liberação de recursos destinados à sustentação de preços.
“Já falei com o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva]”, disse Stephanes, ao ser perguntado sobre a dificuldade de chegar a um acordo com a área econômica do governo para a liberação dos recursos destinados à sustentação de preços, já previstos no orçamento.
Ele esteve reunido com o presidente Lula e outros ministros da área econômica. Stephanes disse que nesta quinta-feira (20/08) voltará a conversar com seus colegas e suas equipes técnicas para acertar os detalhes sobra as datas dos leilões e recursos a serem liberados.
O último grande leilão realizado pela Conab foi no dia quatro de agosto, na forma de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para 760 mil toneladas de milho. De acordo com os cálculos do Ministério da Agricultura, o governo ainda precisa retirar do mercado três milhões de toneladas de milho.
Foto: Valter Campanato/ABr