Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tempos Melhores

<p>Apesar dos curtos altos da ração e baixos lucros, a indústria avícola americana sinaliza para uma virada do setor.</p>

Redação (13/10/2008)- Depois de passar por aquilo que alguns especialistas chamam de "o pior mercado das últimas décadas", as empresas avícolas dos EUA sinalizam para uma virada do setor, com queda dos custos de produção e aumento dos lucros, de acordo com a publicação Delmarva Now.

Nos últimos dois anos, a avicultura viu o preço dos grãos dobrarem de preço, com isso, o aumento do custo da ração, combinados com a grande oferta de carne bovina e suína e outra ainda maior de carne de frango formam os principais ingredientes do aperto no mercado atual. Como previsível, o resultado da combinação é ruim. Muitas agroindústrias, como a Pilgrim”s Pride e Tyson Foods, sofreram grandes perdas no último trimestre fiscal.

Porém, hoje o mercado vê sinais de vida. Embora que ainda altos, os preços do milho e da soja caíram significamente no último mês. Além disso, a produção de ovos caiu, e o número de frangos deve ser reduzido no mercado, provocando alta de preços. Com isso, os preços do produto voltam a ser mais competitivos com o das outras carnes. Um relatório do USDA sobre redução de ovo aumenta a possibilidade de uma reviravolta. A queda de aproximadamente 189 milhões de ovos na semana que terminou em 11 de Outubro, em comparação com os ovos produzidos na mesma semana de Outubro passado, marcou o menor nível em cinco anos.

Menos significa menos ovos de galinha no mercado. E com o excesso de estoque de carne até secar, frango preços podem voltar a ser competitiva no mercado da carne.

Representante da indústria avícola nos EUA afirmou que a avicultura sempre terá um lugar junto aos consumidores.  "Eu estarei sempre feliz de trabalhar em uma empresa do setor alimentar. As pessoas sempre comerão", afirmou.