Da Redação 03/10/2005 – Os preços agrícolas fecharam setembro em queda média de 2,9% no atacado paulista na comparação com agosto, conforme levantamento da MSConsult baseado em uma cesta de 14 produtos (soja, café, algodão, carnes, açúcar, arroz, feijão, milho, tomate, batata, trigo, leite, ovos e laranja).
Nos cálculos da consultoria, normalmente confirmados pelos principais índices que medem a inflação no país, foi a terceira queda consecutiva. Nos nove primeiros meses do ano, houve variações positivas apenas em março (5%) e junho (0,1%).
Na semana entre os dias 22 e 29 de setembro, houve variação positiva de 0,7% na comparação com o intervalo imediatamente anterior, o que pode sinalizar menos pressão sobre as cotações no atacado paulista em outubro. Para a valorização observada, pesaram principalmente as valorizações do tomate (10,8%), da batata (10,5%) e da laranja (8,4%), mas também subiram os preços do boi gordo (3,7%), do suíno (1,1%), do açúcar (1,3%) e dos ovos (0,6%). Caíram, em contrapartida, as cotações da soja (2,3%), do café (3,9%), do arroz (0,9%), do milho (0,1%) e do trigo (0,1%).
Mas, apesar da recuperação observada no fim de setembro, ainda influenciam as cotações as quedas de preços de algumas commodities no mercado internacional (ver matéria nesta página) e o real apreciado em relação ao dólar.