Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tendências

Cotação agrícola deverá variar pouco no atacado.

Da Redação 09/08/2004 – 06h19 – Depois de registrarem queda em julho, os preços agrícolas tendem a permanecer estáveis em agosto no atacado paulista. Conforme o economista Fabio Silveira, da MSConsult, há produtos que ainda sofrem pressão baixista, como grãos, feijão e café, e outros que devem subir, como carnes e açúcar. Desta equação, prevê ele, deverá resultar uma variação média próxima a zero do índice apurado pela consultoria, que é baseado em uma cesta de 14 produtos – soja, café, algodão, carnes, açúcar, arroz, feijão, milho, tomate, batata, trigo, leite, ovos e laranja.

No intervalo entre 29 de julho e 5 de agosto, o índice registrou variação positiva de 0,6% em relação ao período de 22 a 29 de julho, com destaque para as valorizações do tomate (46,8%) e da batata (20%) e para as retrações do feijão (4,8%) e da soja (3,3%). Em média, o índice deste início de agosto está apenas 0,1% superior à média apurada pela MSConsult em julho. “E essa estabilidade deve continuar”, reiterou o economista ao Valor.

Ele lembra que grãos como o milho e o trigo, que estão com as cotações em baixa no mercado internacional em razão do clima favorável às lavouras americanas, também estão sob pressão no Brasil em virtude da colheita da safra de inverno. Já as carnes devem encontrar suporte na entressafra do boi gordo, que costuma inclusive puxar para cima as cotações dos “concorrentes” aves e suínos.