Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Três frigoríficos do Tocantins estão entre os listados pelo Ministério da Agricultura em análise para exportar ao mercado chinês

São eles: Minerva, em Araguaína, o Cooperfrigu, de Gurupi, e o Plena, de Paraíso do Tocantins.

Três frigoríficos do Tocantins estão entre os listados pelo Ministério da Agricultura em análise para exportar ao mercado chinês

Três plantas frigoríficas localizadas no Estado do Tocantins estão em análise à espera da habilitação para exportar ao mercado da China. O site Norte Agropecuário apurou que os frigoríficos são: Minerva, em Araguaína, o Cooperfrigu, de Gurupi, e o Plena, de Paraíso do Tocantins.

Ainda conforme a apuração do Norte Agropecuário, a lista deve ser divulgada oficialmente no começo do próximo mês.

Nessa terça-feira, 19, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, anunciou que 26 frigoríficos do Brasil devem estar em condições para exportar carne para a China até junho. A estimativa de negócios previstos com essa liberação é de US$ 520 milhões. Outros 17 estão em processo de aprovação.

Desses 17, três devem ser empreendimentos localizados no Tocantins. A liberação ocorrerá, em junho, quando a ministra Kátia Abreu irá à China em missão oficial.

A pedido do Norte Agropecuário, o Mapa informou apenas que as oito plantas que produzem carne bovina liberadas são de: Alegrete, Rio Grande do Sul; Barra do Garças, Mato Grosso; cinco de São Paulo e uma de Goiás. Já o frigorífico de aves já habilitado fica no Paraná.

A ministra fez o anúncio após receber o ministro chinês da Administração de Inspeção de Qualidade e Quarentena, Zhu Shuping.

Na manhã desta terça-feira, 19, a presidente Dilma Rousseff, esteve com o primeiro-ministro da China, Li Keqiang. Eles oficializaram a liberação da venda de carne bovina para o mercado chinês. O embargo da China à carne brasileira existia desde 2012.

De acordo com o Ministério da Agricultura, nove plantas frigoríficas tiveram a habilitação definida nesta terça-feira.

PLANO SAFRA

Kátia Abreu anunciou na noite dessa terça-feira, 19, que o Plano Safra deve ser anunciado no dia 2 de junho. Nesta quarta-feira, 20, a ministra será recebida pela presidente Dilma Rousseff para definir valores e taxas de juros. A reunião contará com a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.