“O Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (UBAbef), Francisco Turra, participou ontem do Fórum Mundial de Agricultura, em Brasília, que reuniu representantes de 16 países, incluindo ex-ministros da Agricultura. Turra integrou o painel “Estratégias latino-americanas para atingir mercados”, quando defendeu uma ação comum dos países da região.
“Temos muito a fazer neste campo e um enorme caminho a percorrer. Os países da América Latina não possuem uma estratégia comum”, frisou.
Um dos palestrantes do evento foi o ex-ministro Rubens Ricúpero. Ele previu que os países da América Latina terão inúmeras oportunidades nos próximos anos, principalmente nas exportações de alimentos, diante do crescimento populacional e do aumento da renda em países da Ásia e da África.
“As oportunidades existirão, mas temos de estar absolutamente preparados. Hoje há uma desconexão total entre os países latino-americanos. E chega-se ao ponto de, por exemplo, existir negociações entre governos e setor privado para abrir o mercado do Uruguai, um parceiro do Mercosul, para as exportações brasileiras de carne de frango, o que só foi resolvido recentemente”, enfatizou Turra.