Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio Internacional

UBAbef defende estratégia comum dos países da América Latina

América Latina terá inúmeras oportunidades nos próximos anos, principalmente nas exportações de alimentos. Para aproveitá-las, continente deverá estar preparado, diz Turra.

“O Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (UBAbef), Francisco Turra, participou ontem do Fórum Mundial de Agricultura, em Brasília, que reuniu representantes de 16 países, incluindo ex-ministros da Agricultura.  Turra integrou o painel “Estratégias latino-americanas para atingir mercados”, quando defendeu uma ação comum dos países da região.

“Temos muito a fazer neste campo e um enorme caminho a percorrer. Os países da América Latina não possuem uma estratégia comum”, frisou.

Um dos palestrantes do evento foi o ex-ministro Rubens Ricúpero. Ele previu que os países da América Latina terão inúmeras oportunidades nos próximos anos, principalmente nas exportações de alimentos, diante do crescimento populacional e do aumento da renda em países da Ásia e da África.

“As oportunidades existirão, mas temos de estar absolutamente preparados. Hoje há uma desconexão total entre os países latino-americanos. E chega-se ao ponto de, por exemplo, existir negociações entre governos e setor privado para abrir o mercado do Uruguai, um parceiro do Mercosul, para as exportações brasileiras de carne de frango, o que só foi resolvido recentemente”, enfatizou Turra.