Os presidentes da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Netto, irão promover uma mobilização conjunta das duas entidades em defesa das propostas do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1.876/99, que altera o Código Florestal e do qual o parlamentar é o relator.
Segundo o presidente da Ubabef, a produção de frangos e suínos já se destaca hoje pela sustentabilidade, não só com a preservação da mata florestal, mas também com diferenciais como a preservação de recursos hídricos.
Um dos pontos da proposta do relator isenta os pequenos produtores rurais das exigências da reserva legal. Segundo o deputado, se fosse aplicada a legislação ambiental vigente estariam na ilegalidade 99,45% das propriedades do Rio Grande do Sul e 65% das localizadas em Santa Catarina, enquanto em São Paulo seria necessário reverter 20% da área produtiva em mata nativa.
Ainda de acordo com o parlamentar, esses produtores continuam obrigados a seguir as regras para as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e também não poderão abrir novas áreas em suas propriedades, mantendo intocada a mata nativa.