O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, participou hoje (30), no Rio, de reunião com o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Christino Áureo. Durante o encontro ficou acertado que a entidade e a secretaria vão trabalhar em parceria para criar formas de estimulo à avicultura fluminense. O secretário demonstrou-se impressionado pelo grande crescimento da avicultura brasileira e com a atuação da UBABEF, e pediu apoio para um projeto de revitalização do setor avícola no Estado do Rio de Janeiro.
“Esperamos contribuir para o crescimento da avicultura no Estado do Rio, um estado que já foi um dos grandes produtores avícolas do Brasil”, afirmou Turra.
O secretário está bastante receptivo a realização de um trabalho conjunto com a Ubabef visando a retomada da produção avícola no estado. Segundo Áureo, o Rio de Janeiro é o primeiro estado brasileiro a desonerar a carga tributária da cadeia de proteína animal e isso é um grande estímulo para que indústrias do setor se estabeleçam no estado.
“Vamos juntos, governo do estado e Ubabef, dar início as tratativas para a elaboração de um programa de reestruturação da avicultura do estado do Rio de Janeiro. Neste sentido nós estaremos em breve celebrando um instrumento entre a secretaria de estado e a Ubabef para desdobrar o tema”, afirmou Christino Áureo.
Turra participou ainda de almoço comemorativo dos 115 anos da Sociedade Brasileira de Agricultura (SNA). O evento, que aconteceu na sede da entidade, contou com as presenças da senadora Kátia Abreu e de mais dois ex-ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e Alysson Paulinelli, além de representantes do empresariado carioca, como os presidentes da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Antenor de Barros Leal; e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Chor.