Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Ucrânia é maior comprador de carne suína brasileira

País se tornou o maior mercado, em volume, para a exportação da carne suína brasileira.

Ucrânia é maior comprador de carne suína brasileira

“A Ucrânia é um mercado extremamente relevante e salvou o Brasil depois das restrições impostas pela Rússia”, reagiu ontem em Genebra o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) sobre o plano protecionista ucraniano.

Neste ano, a Ucrânia se tornou o maior mercado, em volume, para a exportação da carne suína brasileira. De janeiro a agosto, as exportações do país alcançaram US$ 215 milhões para o mercado ucraniano, representando 23,15% do total em valor.

Além da carne suína, também carne bovina congelada ou fresca, miúdos de frango, frutas (cítricos, uvas, maçã, pera), refrigeradores, máquinas de lavar roupa, aparelhos de pulverização são alguns dos produtos mais exportados pelo Brasil que estão agora ameaçados de sofrerem mais tarifas na entrada no mercado da Ucrânia.

Se os ucranianos elevarem as alíquotas para os principais produtos exportados pelo Brasil, a questão é o que o Brasília obterá como compensação, e o caso mobiliza a diplomacia brasileira.