Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Ucrânia reabre mercado para carne suína brasileira, diz Abipecs

Embargo, em vigor desde março, fez as exportações do produto brasileiro desabarem.

Ucrânia reabre mercado para carne suína brasileira, diz Abipecs

A Ucrânia voltou a autorizar empresas brasileiras a exportar carne suína, afirmou hoje o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Rui Vargas. Segundo Vargas, alguns compradores da Ucrânia habilitaram cinco estabelecimentos a exportar.

Segundo informações da Abipecs, o Brasil embarcou para a Ucrânia 8,7 mil toneladas de carne suína para o país em fevereiro, último mês de exportações regulares. Até então, a Ucrânia era o principal comprador da carne suína brasileira. O veto ucraniano à carne suína do Brasil aconteceu em março, devido à detecção da bactéria listeria em lotes de carne suína enviados ao país europeu.

O embargo ucraniano fez as  exportações brasileiras despencarem. Em maio, as vendas externas de carne suína caíram quase 18% em maio. No acumulado do ano até maio, a retração dos embarques foi de 57%, informou a Abipecs.

“A reabertura da Ucrânia para a carne suína brasileira é uma ótima notícia para o setor privado, que aquece o mercado, juntamente com a abertura do mercado japonês, o maior importador mundial do produto”, disse Vargas.