Com o objetivo de fortalecer ainda mais o mercado suinícola brasileiro e garantir melhor remuneração para os produtores, as Bolsas de Minas Gerais e de São Paulo serão realizadas em conjunto a partir da próxima quinta-feira (06/08). Em comunicado, a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) já havia confirmado a mudança de dia da Bolsa de Comercialização de Suínos do Estado de São Paulo das segundas para as quintas-feiras. “A realização das Bolsas em um só dia tem o intuito de trazer melhorias nas negociações através do alinhamento das informações de mercado entre os estados, o que contribuirá para uma menor especulação”, comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), presidente da Bolsa do Estado.
Segundo a APCS, a unificação das Bolsas devem seguir com o Estado de Santa Catarina e, em seguida, com o Estado do Paraná. “A idéia é englobarmos todos os Estados da Federação, no processo o mais breve possível”, informou a associação paulista. A Asemg explica que os valores a serem comercializados serão discutidos pelas diferentes praças através da videoconferência, como já ocorre entre pólos de Ponte Nova (MG) e de Passos (MG), além do Distrito Federal. “A união do setor é interessante para o seu fortalecimento. Unidos, nós produtores, teremos maior representação política e mercadológica, gerando com isso melhorias para toda a cadeia” comentou João Bosco Martins, presidente da Asemg.
Bolsa mineira- A força e a união dos produtores frente à cadeia produtiva suinícola, levou ao fechamento da Bolsa de Suínos de Minas Gerais. O acordo na reunião da Bolsa de Suínos no dia de ontem (30) não ocorreu. Mas, devido a oferta reduzida de animais, a demanda crescente por parte dos frigoríficos e a união dos suinocultores mineiros, os representantes dos frigoríficos aceitaram a proposta dos produtores e fecharam a Bolsa de Suínos em R$2,35/kg do animal vivo no atacado. Condição tem validade desta sexta (31) a partir das 13h00 até o dia 06 de agosto. Com informações da ABC Comunicação.