As estimativas do Valor Bruto da Produção (VBP), correspondente aos levantamentos de safras de fevereiro, mostram que o valor das 20 principais lavouras do País pode atingir R$ 161 bilhões em 2010. Descontando a inflação do período, esse montante é 3,2 % superior ao obtido em 2009.
Os produtos que apresentam melhor comportamento, em relação a 2009, quanto ao valor da produção foram café (20,6%); cana-de-açúcar (6,0%); cebola (34,0%); laranja (9,1%); soja (9,0 %) de uva (4,8%). “A maior produção esperada para este ano é o principal fator determinante para o bom comportamento do valor bruto neste ano”, comenta o coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques.
As análises apontam, ainda, itens que vêm apresentando desempenho desfavorável neste ano: o amendoim cuja queda de valor em relação a 2009 é de 26,7%; arroz (-15,5%); feijão (-13,5 %) e fumo (-7,1%). Milho, tomate, algodão, banana e batata inglesa, são outros que também devem apresentar redução de valor da produção neste ano.
Regiões – Pesquisa do valor da produção regional mostra que o Nordeste deve apresentar o maior aumento real em relação a 2009, de 7,7%. “O bom comportamento está sendo puxado por alguns estados, especialmente Maranhão, Piauí e Ceará”, diz Gasques.
Esses estados são favorecidos pelas boas perspectivas da produção de algumas lavouras, como feijão, mandioca e milho. No Centro-Oeste e no Norte, espera-se redução do VBP, enquanto nas demais regiões o valor da produção deverá ter crescimento pequeno, de acordo com o estudo.