Redação AI 16/12/2004 – O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Frango (Abef), Cláudio Martins, estima que as exportações de frango em 2005 devem crescer 10% em volume e 15% em receita cambial em relação ao desempenho deste ano, que deve ficar em 2,4 milhões de toneladas e US$ 2,5 bilhões.
Martins afirmou que a meta da Abef é buscar novos mercados e que as prioridades são as vendas para a China e para a Coréia do Sul. No caso da China, que em novembro assinou um protocolo que permite a venda de frango do Brasil para o mercado chinês, a meta é vender entre 40 mil e 50 mil toneladas de frango por ano. Estas vendas devem render US$ 50 milhões.
De acordo com Martins, a China importa por ano entre 200 mil e 250 mil toneladas de carne de frango. No primeiro ano, o Brasil quer abocanhar 25% deste total. A China produz 14 milhões de carne de frango por ano e importa de fornecedores que tiveram problemas sanitários recentemente, principalmente o registro de influenza aviária.
Outro mercado potencial para o frango brasileiro é a Coréia do Sul. Martins comentou que a Coréia do Sul importa 300 mil toneladas de frango por ano e a meta do Brasil é conquistar 15% deste mercado. A abertura do mercado sul-coreano depende da conclusão do relatório de uma missão técnica que visitou o Brasil neste ano.