Em reunião com o coordenador do projeto do governo do Estado, o Micro Bacias 3, Gelson Sorgatto, o coordenador do Instituto Nacional da Carne Suína (Incs) Wolmir de Souza, saiu satisfeito e otimista com as possibilidades. Através do Micro Bacias, há recursos para projetos com viabilidade econômica que sejam de associações ou cooperativas, desde que tenham produção e garantia de mercado. “São até R$ 300 mil, sem reembolso, por projeto aprovado, que se enquadrem na Agricultura Familiar”, revela Sorgatto.
Souza acredita que dentro deste projeto pode-se encaminhar recursos para o frigorífico que está em construção em Xavantina, e também a Coopesul, dois trabalhos que envolvem grupos de produtores.
Certificação debatida no Mapa
Durante a realização do simpósio Entendendo a Certificação Pecuária que ocorreu na semana passada em Curitiba, na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), dirigentes do Incs, de associações de criadores de suínos e Embrapa, estiveram reunidos para discutir ações sobre a certificação em suínos.
De acordo com o coordenador do Incs, Wolmir de Souza, já foram homologados os critérios para a certificação da cadeia de suínos, como os detalhes técnicos, de sanidade e bem estar animal, “o problema é que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), ainda não disponibilizou estas regras”, diz. Ele conta que na reunião ficou definido uma reunião no Ministério da Agricultura em Brasília, para pressionar e agilizar o processo.
O simpósio é promovido pelo Tecpar e tem como objetivo promover discussões sobre a certificação e a produção integrada (PI) de suínos e é voltado a produtores e técnicos ligados a essa área.