Redação AI 10/01/2003 – Na próxima terça-feira (14), o presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, realizará uma visita de trabalho ao Brasil para reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, ambos estarão acompanhados por ministros e membros da equipe de governo das principais áreas envolvidas no relacionamento bilateral.
Em nota à imprensa, o Itamaraty informa que a visita vai estreitar a cooperação entre Brasil e Argentina, com vistas a aprofundar a integração e estendê-la a novos campos.
O conflito avícola existente entre os dois países será um dos temas centrais da visita. Em 2000 a Argentina impôs ao frango brasileiro medida “antidumping”, pela qual o Tribunal Arbitral do Mercosul estabeleceu um piso de 920 toneladas aos embarques provenientes do País.
No ano passado, o presidente Argentino prometeu ao então presidente Fernando Henrique Cardoso “limpar a mesa” de negociações com o Brasil. Desde então, todo o segmento avícola nacional aguarda uma decisão sobre a questão de dumping do frango.