Redação SI 07/02/2003 – Trabalhar com o público feminino a questão da gestão ambiental das propriedades rurais de Concórdia é o objetivo do curso de gestoras ambientais que a Embrapa Suínos e Aves irá promover no próximo mês. A capacitação terá a duração de sete meses, sendo aplicada em 16h/mensais.
A idéia de trabalhar com este público aconteceu depois de um levantamento feito pelo pesquisador da unidade, Júlio César Pascale Palhares, que identificou que na região não existem trabalhos deste tipo destinados às mulheres.
“Se analisarmos hoje, aqui na região, a maioria das propriedades tem a participação das mulheres, direta ou indiretamente. Elas executam trabalhos e auxiliam no gerenciamento da propriedade”, afirma Palhares.
Segundo a Embrapa, o curso será dividido em sete módulos, que incluem desde a introdução aos recursos naturais, nutrição, tratamento, reaproveitamento, economia, saúde e gestão. Todos os temas voltados para a questão ambiental. Haverá aulas práticas e teóricas.
“Queremos transferir conhecimento para que elas possam tomar decisões e ajudar a amenizar os problemas ambientais”, explica o pesquisador.
Além dos setes meses de capacitação, este projeto prevê um período de acompanhamento, que acontecerá durante oito meses. “Vamos acompanhar o trabalho que as gestoras ambientais farão, atentos às dúvidas, sugestões e dificuldades que possam surgir”, destaca o pesquisador Júlio Palhares.
Conforme a unidade Suínos e Aves, o local onde será realizado o curso ainda não está definido.