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Marketing

A vez do espetinho

Espetinhos Mimi prepara ação para os eventos mundiais. Empresa quer abrir duas lojas por mês em 2011.

Com a meta de abrir duas lojas por mês em 2011, uma das marcas mais ousadas no ramo de alimentação, a Espetinhos Mimi, que já começa inusitada no nome, afirma se preparar para os eventos mundiais no Brasil em 2014 (Copa do Mundo) e em 2016 (Olimpíadas). A empresa afirma ter planos de estar presente em todos os estados que irão sediar os eventos, devido ao bom desempenho deste ano, sendo que prevê em 2011 aumentar o faturamento em 21% e chegar a um negócio de R$ 20 milhões.

Fundada em 1967 por Vladimir Lene, que deteve a patente por dez anos da invenção churrasco em espeto “espetinho”, o empreendedor, em 2002, passou os negócios para a família Martins Borba, hoje detentora da marca. “Estamos em um momento de expandir os nossos negócios. O próximo lugar que a nossa marca deve chegar é no nordeste”, explicou o presidente da empresa, Fausto Martins Borba. Hoje, a rede tem 35 unidades, sendo uma loja própria em São Paulo, além de franquias no Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal.

As cores vermelho e amarelo que estão presentes nos modelos de negócios de franquia, que envolve formatos como Mimi Carrinho – que lembram os carrinhos de cachorro-quente – devem virar moda nos próximos anos em lugares que recebem um número grande de pessoas, como estádios de futebol. Outra estratégia criada pela marca é oferecer treinamento a quem quer aprender a fazer seu próprio churrasco: é só se dirigir ao Empório Mimi. Outra proposta é o Mimi Grill, um bar com porções, shows e futebol projetados no telão, além de música ambiente, área kids e teen e chope Brahma.

De acordo com Martins Borba, há ainda a opção Mimi Express Shopping, para quem deseja investir em shopping. A marca ainda oferece delivery, em que vai à casa do freguês fazer um churrasco, em que o preço por pessoa é a partir de R$ 22. “Levamos todo o equipamento necessário para a casa do cliente, junto das bebidas e um churrasqueiro experiente para atender aos gostos dos convidados”, detalhou.

Cada um dos modelos de negócio tem características próprias, mas a opção de investimento para o candidato à franquia varia de R$ 21 mil a R$ 250 mil. O pacote de espetinhos com 12 unidades tem o preço a partir de R$ 16 e as opções são de carne bovina (picanha, kafta), exóticos (espetinho de avestruz, cordeiro, kafta de cordeiro), frango, linguiça com frango, medalhão de frango, coração e salsichão. “Apesar de termos várias linhas de negócios, nosso carro-chefe ainda são os espetinhos”, explicou Borba.

Eventos – Ao som dos carros mais velozes do mundo, a Espetinhos Mimi participou, pela quinta vez, do Grande Prêmio da Fórmula 1 (F1) no Brasil, servindo bebidas, grelhados e assados. A empresa também participa regularmente da Expo São Roque, Festa do Figo, Expoflora, Rodeio de Jaguariúna, Playcenter e Skol Beats. Para dar suporte nesses locais, a marca fechou parceria com a AmBev, Kibon e Diageo – detentoras de mais de 80 marcas de bebidas destiladas como Smirnoff, Johnnie Walker e Nega Fulo – e com a Góes fabricante de vinhos.

“Seguimos rigidamente a orientação da Vigilância Sanitária em todos os detalhes e os eventos representam 20% do faturamento da empresa”, diz Fausto Martins Borba. Ele ressalta que este ano a marca também participou do Salão de Automóvel e do SWU Music and Arts pela primeira vez. “Esperávamos um número superior ao do ano passado, quando atendemos quase 30 mil pessoas no GP de Fórmula 1. Neste ano tivemos 270 colaboradores treinados para participar do GP.”

Parcerias – Recentemente a marca assinou acordo comercial com o Banco Bradesco. A assinatura do contrato foi nas dependências da Espetinhos Mimi em Vinhedo (SP). O objetivo é o de criar facilidade na obtenção de crédito para as lojas a serem franqueadas. Com esta parceria, a Mimi espera aumentar em 30% as vendas de novas franquias, atendendo os candidatos que dependem de recursos financeiros complementares para implantar a franquia.

“Este acordo de relacionamento visa a facilitar o crédito para as unidades franqueadas Mimi, seja do franqueado que já está operando Lojas Mimi, e queira fazer adequações e melhorias no ponto-de-venda, seja para o franqueado novo da rede de lojas. Para ter acesso aos produtos e serviços do banco, basta o franqueado Mimi procurar uma agência do Bradesco. Na ocasião, com certeza terá atendimento diferenciado, com taxas mais atrativas”, afirmou Borba.

A Mimi espera criar mais oportunidade ao candidato à franquia Mimi e atingir públicos que possuam perfil de franqueado, mas não dispõem de todo o capital. Com isso, o futuro franqueado da marca poderá utilizar linha de crédito compatível com a necessidade do negócio.