Adisseo e a Novozymes, dois líderes globais em nutrição animal e aditivos para ração, anunciaram em 28 de maio sua parceria destinada a desenvolver e comercializar um probiótico para aves. A Novozymes será responsável pela seleção in vitro, desenvolvimento e produção, ao passo que a Adisseo se encarregará dos experimentos in vivo, marketing e vendas. Os parceiros esperam lançar o produto nos próximos 12 meses.
“O mundo precisa de novas soluções para alimentar a crescente população global de forma sustentável. Estamos desenvolvendo um probiótico que pode ajudar os produtores a atenderem essa demanda” aponta Helle Warrer Poulsen, Vice-Presidente de Saúde & Nutrição Animal da Novozymes. “Estamos animados com a parceria com a Adisseo, que compartilha nossa visão de trazer inovação e ciência para a área dos probióticos, e além de tudo tem grande experiência e competência no fornecimento de aditivos para ração. Para a Novozymes é uma área nova e promissora na qual podemos alavancar nosso know-how em microbiologia, fermentação e nutrição animal.”
“A inovação faz parte do DNA da Adisseo e investimos constantemente, seja de forma orgânica ou por meio de parcerias estratégicas, em novas soluções que possam ajudar nossos clientes a otimizar o rendimento dos animais e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental” diz Jean-Marc Dublanc, CEO da Adisseo. “A decisão de ampliar nossa carteira de especialidades com probióticos foi, portanto, algo natural, assim como foi natural a escolha da Novozymes como nossa parceira.”
Alternativa aos antibióticos promotores de crescimento
Durante décadas, os antibióticos foram amplamente usados na produção animal para auxiliar no desempenho animal. Hoje, contudo, mais e mais países estão proibindo seu uso não terapêutico, como parte de estratégias para combater a resistência aos tratamentos com antibióticos em humanos. A diminuição do uso de antibióticos como promotores de crescimento influenciada por consumidores aumentou ainda mais a demanda por alternativas sustentáveis na produção animal.
Os probióticos são micro-organismos vivos que fazem parte da microbiota normal dos animais e são adicionados à ração para melhorar a microbiota intestinal de aves, suínos e outros animais. Seu uso está associado a um crescimento mais rápido dos animais e a benefícios na saúde animal. Assim, constituem uma alternativa natural aos antibióticos promotores de crescimento.
O novo produto de Novozymes e Adisseo será baseado em bactérias benéficas que promovem ganho de peso e limitam o desenvolvimento de bactérias indesejáveis no trato digestivo dos animais. Ao usá-lo, os produtores controlarão melhor a saúde intestinal de seus animais e melhorarão a conversão alimentar, o que significa menos consumo de ração na produção animal. O produto será feito sob medida para aves e os parceiros explorarão a oportunidade de futuramente expandi-lo para uso também em suínos.
A parceria reúne players globais com sólido histórico no desenvolvimento de aditivos nutricionais de alto desempenho e que compartilham a ambição de entrar e desenvolver o mercado de probióticos. Novozymes alavancará sua base tecnológica, já comprovada em enzimas e micro-organismos, e a Adisseo contribuirá com a sua experiência e conhecimento em aminoácidos, vitaminas, enzimas e outras soluções para nutrição animal.