Há mais de 10 anos o Rhodimet Nutrition Guide auxilia nutricionistas, formuladores e gerentes de fábrica de ração e premix a tomar decisões quanto aos requerimentos de aminoácidos na alimentação animal. A nova versão do guia, que acaba de ser publicado pela Adisseo, traz expressa as recomendações em aminoácidos totais ou digestíveis.
Para desenvolver a nova versão do Rhodimet Nutrition Guide os especialistas em nutrição da Adisseo utilizaram as pesquisas realizadas no CERN (Centro de Pesquisa da Adisseo), além de uma extensa revisão da literatura dos últimos vinte anos (mais de 200 artigos sobre aves e suínos, por exemplo). A publicação também traz o conteúdo dos debates mais recentes dos fóruns Advancia. Não por acaso, estudos muito recentes mostram que as novas recomendações da Adisseo levam à obtenção de melhores resultados econômicos.
Assim, a nova versão do Rhodimet Nutrition Guide configura-se mais uma vez como uma ferramenta prática para determinar os níveis de aminoácidos presentes nas diferentes formulações de ração, permitindo que as dietas sejam estruturadas levando em conta as necessidades reais de aminoácidos na alimentação dos animais.
Para isso, o Rhodimet Nutrition Guide relaciona a composição de aminoácidos de diversas matérias-primas às necessidades de aminoácidos de animais em suas diferentes genéticas e ciclos de vida. Além disso, as recomendações relativas a aminoácidos não essenciais (cistina, alanina, prolina, tirosina etc.) são calculadas com o perfil proteico ideal, tendo a lisina como referência.
Ou seja: com base na digestibilidade de cada ingrediente é possível encontrar o equilíbrio perfeito entre os aminoácidos digestíveis, resultando em uma melhor formulação da ração. Como resultado, o produto obtém uma melhora na performance, diminuindo os custos da produção animal.
Entre os setores de produção intensiva de proteína animal abrangidos pelo Rhodimet Nutrition Guide estão: avicultura (frangos, poedeiras, perus e patos), suinocultura (leitão, animais em crescimento-terminação, marrãs de reposição, matrizes gestantes e lactantes, e machos inteiros) e aquicultura (peixes de água doce, peixes de água salgada e camarões).
Além do guia impresso, a Adisseo disponibiliza aos clientes uma versão virtual do livro na página www.feedsolutions.adisseo.com. Em breve, também estará disponível para download no Feed Solutions uma nova versão do software e-RNG, ferramenta interativa que permite aos nutricionistas e formuladores calcularem as necessidades de aminoácidos de várias espécies animais sob diferentes condições de criação.
Sobre o Grupo Adisseo:
O Grupo Adisseo é um dos maiores fabricantes de soluções nutricionais para animais no mundo. Desenvolve, fabrica e comercializa quatro linhas de aditivos para rações: Rhodimet®, aminoácido essencial aos animais monogástricos (aves, suínos, etc.); Metasmart® e Smartamine®, linha exclusiva de metionina para ruminantes; Rovabio®, complexo enzimático que permite melhorar a digestibilidade de matérias-primas; e Microvit®, linha completa de vitaminas.
A Adisseo fortaleceu seu expertise na área de formulação, P&D e industrialização de ingredientes para alimentos desde a aquisição da Innov’ia, líder europeia no processamento de ingredientes em pó e granulados para as indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêutica e de química fina.
A Adisseo emprega 1.700 pessoas no mundo inteiro, possui quatro divisões de pesquisa e desenvolvimento e sete fábricas na França, na Espanha e na China. Através de sua rede global de distribuição, a Adisseo atende a mais de 2.500 clientes em mais de cem países. Em 2012, o faturamento do Grupo foi superior a 1,1 bilhão de Euros (US$1,4 bilhão).
O grupo Adisseo é uma das principais subsidiárias da China National Bluestar, player essencial da indústria química chinesa, com 30.478 empregados e faturamento de 6,9 bilhões de Euros.