Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Agroceres PIC promoveu painel sobre M. hyopneumoniae com participação de especialista dos Estados Unidos

As principais pesquisas e inovações sobre o tema foram apresentadas pela pesquisadora Dra. Maria Pieters, da Universidade de Minnesota, que também participou de um debate com sanitaristas do Brasil. O painel aconteceu no dia 09 de julho, de forma concomitante ao VIII Sinsui.

A Agroceres PIC promoveu no dia 09 de julho o Painel Mycoplasma hyopneumoniae: Diagnóstico, Controle e Erradicação. Realizado em Porto Alegre (RS), o evento reuniu um público composto principalmente por médicos veterinários e técnicos ligados ao sistema produtivo de suínos de agroindústrias e cooperativas de todo o Brasil. Teve ainda a participação da especialista em Mycoplasmas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, Dra. Maria Pieters. O painel ocorreu de forma concomitante ao VIII Sinsui – Simpósio Internacional de Suinocultura, um dos principais eventos do País na difusão de pesquisas de ponta e debates de temas relacionados à produção, reprodução e sanidade suína.

O objetivo do painel foi promover uma revisão holística e atualização de conhecimentos epidemiológicos e imunológicos relacionados ao controle e eliminação do M. hyopneumoniae da população de suínos. Esta espécie de Mycoplasma é o agente causal da Pneumonia Enzoótica, doença respiratória de alta relevância dentro da suinocultura brasileira e mundial. A M. hyopneumoniae é também reconhecido como agente imunossupressor, propiciando o agravamento de infecções por outros patógenos como Influenza, Pasteurella e Haemophilus Parasuis. “A Pneumonia Enzoótica é uma enfermidade crônica, indutora de infecção clínica ou subclínica em plantéis e causadora de severos prejuízos econômicos aos produtores”, explica o médico veterinário e gerente de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, Daniel Linhares.

Durante o painel, Linhares foi um dos profissionais a relatar casos clínicos e apresentar ferramentas de controle e diagnóstico para o M. hyopneumoniae. Participaram também os médicos veterinários Fabio Stumpf, da Brasil Foods (BRF), e Dr. Fabio Vannucci, do Laboratório Microvet e Marcelo Almeida, da Agroceres PIC. Todos integraram depois um debate específico sobre o tema, com a participação da especialista Dra. Maria Pieters e mediado pelo professor da Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dr. David Barcellos. “A participação da Dra. Pieters foi de extrema importância, pois ela é PhD em diagnóstico, epidemiologia e controle de M. hyopneumoniae, além de atualmente desenvolver uma série de pesquisas com Mycoplasmas”, comenta Linhares. “Foi uma grande oportunidade para que todos os presentes tomassem ciência dos principais trabalhos científicos que estão sendo desenvolvidos, assim como para que conhecessem as inovações em diagnóstico e controle do M. hyopneumoniae apresentadas durante a sua palestra e depois discutidas no debate”, concluiu o gerente de Serviços Técnicos da Agroceres PIC.