Um grupo de líderes das cadeias latinoamericanas de aves, suínos e postura participou, na semana passada, do evento “A História de Sucesso do Alimet” no Texas, Estados Unidos. Os gestores foram convidados pela Novus International, que oferece o produto no Brasil.
O encontro contou com palestrantes como Thales Teixeira, professor da Harvard Business School, e Douglas Zaviezo, consultor internacional em nutrição animal e integrante da equipe pioneira do desenvolvimento do Alimet.
O Alimet é o nome comercial do ácido orgânico (HMTBa) com 88% de princípio ativo e 12% de água que se transforma em metionina líquida quando ingerido pelos animais. A presença de um aminoácido essencial na nutrição de aves e suínos é estratégica pois permite reduzir a inclusão de proteína e outras matérias primas de alto custo nas rações, com melhoras de performance e até mesmo de ambiência.
“A aceitação da metionina líquida pelas fábricas de rações foi muito rápida desde o princípio, pois tem muitas vantagens operacionais e zootécnicas em relação à metionina em pó. Entre elas, a automatização da dosagem, melhoria na mistura e menor perda de partículas”, comentou Zaviezo.
Depois de mais de 30 anos de pesquisa, de acordo com o especialista, está demonstrado que o Alimet é uma fonte extremamente eficaz para inclusão de metionina nas dietas animais.
Ganhos zootécnicos
Jackson Willian da Motta, gerente de Suprimentos da Lar Cooperativa Agroindustrial, elogiou o evento, especialmente pelo conteúdo técnico sobre o produto e pela troca de informações com produtores de suínos, aves e postura de diferentes países como Brasil, Chile, Peru, Colômbia, México, e Estados Unidos.
“A experiência de participar do evento ampliou as informações sobre o produto e confirmou suas vantagens zootecnicas e de operação em nossas granjas. Atualmente, o Alimet representa o total do nosso suprimento de metionina líquida justamente por isso”, completou.
O produto permite absorção mais fácil no trato gastrointestinal, sem afetar problemas intestinais ou o estresse térmico, na comparação com a versão em pó e, ainda, possui propriedades antimicrobianas contra a E. Coli, Salmonella e Campylobacter.
Benefício operacional
Além disso, outras vantagens na operação dentro das granjas foram detalhadas para os participantes, como ressalta Rafael Martineli, gerente de Metionina da Novus para América Latina.
“O Alimet propicia aumento de eficiência produtiva com redução de custos e ganhos zootécnicos e, também, operacionais. O armazenamento, a utilização e o aproveitamento integral da metionina líquida são superiores em relação a configuração em pó”, frisou.
Deste modo, o Alimet é a fonte preferida de metionina por produtores e da maioria dos veterinários especializados em nutrição animal. As vantagens da metionina líquida convenceram o setor e, atualmente, representam até 65% deste mercado.
Retorno econômico
O especialista Zaviezo reconhece que os primeiros a identificar o retorno econômico da solução foram os avicultores e suinocultores, até mesmo antes dos pesquisadores. “O mais interessante é que os produtores notaram primeiro o retorno financeiro favorável, especialmente em condições de estresse térmico e nas dietas a base de soja e milho”, finalizou.
A Novus tem um sólido portfólio de soluções que, além do Alimet, disponibiliza eubioticos (óleos essenciais e ácidos orgânicos), enzimas e minerais orgânicos. Os produtos auxiliam, reconhecimente, os clientes nas diferentes estratégias de otimização de custos/ rentabilidade, alternativas a promotores de crescimento e programas voltados a melhora de performance produtiva.