Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

APAS: Lançamentos incluem "ovo de garrafa"

O "ovo engarrafado" é uma novidade da feira. Lançado pela Maxxi Ovos, do Grupo Shinoda, o produto, que está chegando às gôndolas, vem em garrafinhas de 250 ml e um litro.

APAS: Lançamentos incluem "ovo de garrafa"

Imagine comprar ovos livres de salmonelas e sem risco de quebrar. Olhar vitrines virtuais acessadas pelo smartphone, onde se pode visualizar e escolher o produto. Uma bebida que traz 35 vezes mais benefícios para o coração que um cálice de vinho. Hambúrguer em lata, com sabor de churrasco, mas feito com trigo e sementes de chia. Estas são apenas algumas das novidades lançadas durante a 31ª edição da Feira Apas, em São Paulo.

O “ovo engarrafado” é uma novidade da feira. Lançado pela Maxxi Ovos, do Grupo Shinoda, o produto, que está chegando às gôndolas, vem em garrafinhas de 250 ml e um litro. A nova apresentação visa, sobretudo, a segurança alimentar, porque pasteurizado, o produto fica protegido de bactérias patogênicas como a salmonela.

Outro ponto positivo é a praticidade, porque o ovo líquido dispensa o trabalho de lavá-lo, separar a gema da clara e peneirá-la, além da facilidade de transporte e armazenamento em geladeira. “O desempenho é semelhante ao dos ovos in natura e a gema é menos calórica”, diz Gledson Felix, gerente de marketing da Maxxi Ovos.

Há dois anos, a empresa havia surpreendido com os ovos em pó e em caixinhas Tetra Pak, pasteurizados, resfriados e acondicionados em embalagens longa vida, que podem durar até 90 dias. A validade do ovo em garrafa chega a 120 dias contra 15 dias do ovo in natura. “O grupo processa cerca de 700 milhões de ovos por ano, separando-os em clara e em gema ou misturando as duas. Os ovos são disponíveis nas mais diversas embalagens, tanto líquido quanto em pó. Não tem nenhum tipo de conservantes.”

Outra novidade apresentada na feira é uma “vitrine virtual” que, entre outras funções, permite ao comprador visualizar a fruta, legume ou verdura pelos quais está pagando. A tecnologia foi desenvolvida para os clientes da Central de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e poderá ser empregada em outros ramos do comércio. Trata-se de um aplicativo de e-commerce, semelhante a uma vitrine virtual, que é usado para exibir os produtos comercializados on-time pelos permissionários do entreposto. O dispositivo auxiliará na alavancagem de novos negócios, ampliando o mix de alternativas de divulgação. O site pode ser atualizado a partir de um aplicativo para smartphone. É um portal com capacidade de atuação no Brasil e no exterior. Pode ser acessado pelo comprador e pelo produtor, oferecendo os produtos e mostrando a qualidade com fotografias ao vivo.

“Não existe outra tecnologia de referência no mercado mundial que execute a mesma função e que auxilie na exibição dos produtos ofertados. Para a Ceasa, a definição de produtividade está ligada diretamente à excelência dos serviços realizados, desde a tecnologia usada no campo até a eficiência na comercialização e na qualidade dos produtos”, afirma Mário Dino Gadioli, diretor-presidente da Ceasa.

Pioneira na fabricação de bebidas funcionais e referência na produção se suco à base da fruta cranberry, a empresa Juxx lançou um suco de frutas vermelhas antioxidante. A novidade fica por conta da quantidade de resveratrol, substância encontrada principalmente nas semestres de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. “A bebida tem 35 vezes mais resveratrol que o vinho tinto, o que a torna uma grande aliada à saúde do coração. Não existe nada igual disponível nas prateleiras”, diz Edson Mazeto Junior, fundador e diretor-executivo da Juxx.

Para os vegetarianos, a Superbom , empresa brasileira com 90 anos de tradição na produção e comercialização de alimentos “saudáveis”, trouxe o hambúrguer vegetariano sabor churrasco, que conta com o selo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Formulado com adição de sementes de chia e fibra natural do trigo, o produto chega aos supermercados enlatado e sem nenhum tipo de conservante. “Além de saboroso, é rico em proteínas, apresenta baixo valor energético, baixo teor de carboidrato e é fonte de fibras. Já o gostinho especial de churrasco fica por conta da combinação de especiarias e condimentos naturais”, conta Cristina Ferreira, gerente industrial da Superbom.

A fabricante de queijo Tirolez desenvolveu uma embalagem especial para o tipo provolone de 20 quilos que garante maior tempo de prateleira. “O produto, que antes tinha duração de 25 dias na prateleira, sobe para três meses, por conta das embalagens fracionadas. Percebemos que essa era uma demanda do mercado e desenvolvemos um produto exclusivo, com porções embaladas e personalizadas”, diz Ricardo Abrão, gerente comercial da Tirolez.

Uma inovação no controle de estoque foi pensada para atender os supermercadistas. A Plastrom Sensormatic traz duas novas aplicações focadas no conceito “inteligência de estoque”, que são soluções de identificação por radiofrequência (RFID). Segundo Bruno Calaça, gerente de RFID da empresa, os gestores de supermercados estão sempre às voltas com relação à operação logística e ao controle de estoque da loja. “Falha humana, falta de controle e demora nos processos operacionais têm sido responsáveis por grandes prejuízos no setor, e é aí que entra a tecnologia RFID”, destaca.