A Cooperativa Central Aurora Alimentos informou que ampliou suas exportações de carnes de janeiro a julho deste ano. No período, a empresa embarcou 143 mil toneladas, um crescimento de 21% sobre igual período do ano passado. Em receita, o avanço foi de 27%, para R$ 759,2 milhões. Os principais mercados atendidos pela Aurora são Hong Kong, China, Japão, Oriente Médio, Cingapura e Rússia.
A Aurora informou ainda que neste mês a Rússia aprovou a importação de carne de novas plantas da Aurora. As unidades autorizadas são as de Sarandi (RS) e Chapecó (SC) para suínos e Abelardo Luz (SC) para aves. A central já tinha duas unidades de aves: Maravilha e Xaxim, ambas de Santa Catarina.
Desde 2011, a Aurora não exporta carne suína para a Rússia, já que apenas unidades de aves estavam habilitadas. Hoje, a Aurora informou que a expectativa é voltar a exportar “significativos volumes mensais de carne suína para aquele mercado”. Ainda conforme comunicado da Aurora, neste momento, os preços estão atrativos na comparação com outros mercados, pois há “desabastecimento de carne suína na Rússia e a necessidade de cumprimento de cotas de importação” pelo país.
Atualmente, a Aurora exporta, em média, 2.000 toneladas de carne de frango por mês para o mercado russo e a expectativa é de que esse volume cresça 50%, chegando a embarques mensais de 3.000 toneladas. Segundo a empresa, os preços na exportação para a Rússia estão superiores a outros mercados devido ao desabastecimento interno naquele país.