Nesta sexta-feira, a Cooperativa Central Aurora Alimentos, sediada em Chapecó (SC), emitiu um comunicado informando que o Frigorífico Aurora Tapejara I (Fata I), localizado no município de Tapejara (RS), suspenderá temporariamente suas operações industriais. A decisão visa aprimorar o mix de produção da planta avícola e será acompanhada por um investimento de R$ 82 milhões.
A paralisação das atividades está programada para iniciar em 14 de agosto, e a Aurora informou que pretende retomar as operações “o mais breve possível”. Atualmente, o Fata I realiza o abate de 42 mil aves diariamente. Após os investimentos, esse número aumentará para aproximadamente 76 mil aves por dia, com funcionamento em turno único. Posteriormente, a planta terá a possibilidade de operar em dois turnos de abate, o que duplicará sua capacidade produtiva.
A cooperativa explicou que, para assegurar a empregabilidade da força de trabalho, os 532 colaboradores diretos serão mantidos nos quadros da Aurora, devendo ser transferidos para as outras unidades que a empresa mantém na região, inclusive no próprio município, no Frigorífico Aurora Tapejara II (Fata II).
Durante o período de suspensão, serão instalados novos equipamentos, modernizadas as linhas de produção e implantadas adequações nas instalações fabris. “O objetivo é preparar a unidade agroindustrial para o processamento de novos produtos, além da obtenção do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e habilitação para o mercado externo. No momento a unidade opera com o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e produz exclusivamente para o mercado interno”, destacou.
Paralelamente, em face da suspensão temporária, haverá ajuste operacional na produção a campo. Os lotes de aves entregues pelos produtores que formam a base produtiva serão direcionados ao Frigorífico Aurora Tapejara II (Fata II). “O intervalo entre os lotes será ampliado para adequação do fluxo de produção das granjas à capacidade de processamento industrial. Para evitar prejuízos aos avicultores, a Aurora Coop indenizará aqueles produtores cooperados que tiverem intervalo superior à média praticada durante o período em que a unidade Frigorífico Aurora Tapejara I (Fata I) esteve em operação”, garantiu a cooperativa.