A Aviagen®, maior empresa de genética avícola do mundo, celebra 30 anos de presença no Brasil, demonstrando sua histórica ligação com o país através de um alto nível de investimento.
A história começou em setembro de 1985, quando a Agroceres e a Ross® Breeders iniciaram a distribuição de matrizes Ross no mercado brasileiro e, em seguida, ambas implantaram o primeiro e único programa comercial de melhoramento genético de aves da América Latina. Uma visão de extrema vanguarda à época em que a avicultura brasileira estava apenas iniciando seu rápido crescimento, vindo posteriormente a se tornar líder mundial nas exportações de carne de frango.
“A Aviagen trouxe para o Brasil os conceitos de frango de conformação, de rendimento de carnes nobres, biossegurança e outros conceitos que tem contribuído, de maneira direta, para o desenvolvimento do setor, melhorando a rentabilidade da indústria avícola e aumentando a oferta de carne de frango, tornando o país líder global nas exportações”, afirma Ivan Lauandos, presidente da Aviagen América Latina.
Durante esse período de 30 anos, a Aviagen forneceu avós e matrizes de frangos de corte ao mercado brasileiro. Em 2007, com a compra de 100% dos ativos do negócio aves da Agroceres, formou a Aviagen do Brasil Ltda. Em 2010, transformou-se em Aviagen América Latina Ltda., com escritório administrativo em Campinas-SP e diversas granjas, incubatórios, fábrica de ração e laboratório no Brasil.
Atualmente, a operação do Brasil (para a distribuição de material genético na América Latina), é uma das principais bases mundiais de produção da Aviagen, juntamente com Estados Unidos, Europa, Turquia, Índia e Austrália/Nova Zelândia.
“Os 30 anos da Aviagen no Brasil foram marcantes para a empresa, porém, já temos o futuro em mente: seguiremos cada vez mais fortes e comprometidos com o mercado brasileiro, com os mesmos conceitos que nos fizeram pioneiros em genética avícola no país. Além de Paraguai, Uruguai e Bolívia, estendemos nossa atuação para toda América Latina, do Rio Grande (México) à Patagônia (Argentina)”, completou Ivan.