O Núcleo de Cadecs do Paraná, criado em agosto, iniciou mais uma etapa do processo de fortalecimento da defesa dos interesses dos produtores das cadeias de avicultura e suinocultura. Desde o começo de novembro, integrantes das 16 Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) instaladas pelo Estado estão sendo treinados com “Noções jurídicas aplicadas aos contratos de integração”. O módulo de oito horas, que faz parte do plano de capacitação desenvolvido pelo Núcleo, já foi ministrado aos produtores das duas comissões de aves (corte e matriz/recria) da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, e das duas (corte e matriz/recria) de Carambeí, nos Campos Gerais. O treinamento irá abranger as demais até o final do ano.
“Esse e os demais módulos buscam capacitar os membros das Cadecs para uma atuação efetiva nas reuniões com as agroindústrias. Vamos percorrer o Estado para preparar nossos produtores para atuarem nas mesas de negociação”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Para Adyr Krauchuk, avicultor e coordenador da Cadec de matriz/recria na Lapa, o curso de noções jurídicas terá efeito prático nas próximas negociações com a indústria instalada no município. “Antes o contrato vinha pronto e só assinávamos. Agora temos conhecimento para discutir pontos, argumentar com a indústria. Estamos preparados para futuras negociações”, afirma. “Todos os integrantes participaram e tiraram muitas dúvidas. O curso foi bem proveitoso, tanto que até no intervalo continuávamos debatendo o assunto”, complementa.