Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Avimig sexagenária é tema de sessão solene na Assembleia Legislativa

Os sessenta anos de criação da Avimig, completados em fevereiro de 2015, foram o tema de sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Avimig sexagenária é tema de sessão solene na Assembleia Legislativa

Os sessenta anos de criação da Avimig, completados em fevereiro de 2015, foram o tema de sessão solene realizada em 15 de outubro, quinta-feira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mediante requerimento do deputado Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho). 

Ao abrir a reunião, o deputado Jean Freire, representando o presidente da casa, Adalclever Lopes, destacou a importância do associativismo avícola estadual, cujas ações dão suporte ao desenvolvimento de um setor responsável por exportações crescentes de frango.  Segundo o parlamentar, os negócios equivalem a quase a metade do volume embarcado do segmento carnes, graças à qualidade do produto avícola, sustentada pela observância das normas de sanidade.”

Jean Freire assinalou também a visão dos empreendedores e técnicos do período heroico do associativismo avícola, nos anos de 1950, e o grande salto da atividade a partir dos anos de 1970, mediante convênio da entidade com a ACAR, depois Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).  Já nos anos de 1990, segundo o deputado, um dos marcos foi a adesão da avicultura mineira ao sistema de integração, e a Avimig se fortaleceu com a criação dos Conselhos Técnicos. “Agora a entidade reforça as relações com os setores públicos e privados e imprime força às exportações do setor, sem abrir mão do apoio à produção interna”, enfatizou.

Para o deputado Nozinho, ex-avicultor e membro efetivo da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, a Avimig corresponde à classificação de uma das mais valorizadas entidades avícolas do país.  A associação vem atuando como um importante fórum de debates e tem liderado trabalhos de fundamental importância como a busca de equiparação tributária, entre outros. O parlamentar também enfatizou que o esforço da Avimig para a consolidação da observância às normas de sanidade reflete-se  na confiança dos consumidores internos e no aumento das exportações dos produtos avícolas.

Nozinho fez referências ao trabalho desenvolvido pela diretora-executiva da Avimig médica veterinária Marília Martha Ferreira, que atende à entidade desde o período de formalização do convênio com a ACAR. “Ela está à frente de uma equipe muito competente”, completou. 

         
Antônio Carlos reafirma compromisso associativista

Ao receber das mãos do deputado Jean Freire a placa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em homenagem aos 60 anos da Avimig, o presidente da entidade, Antônio Carlos Vasconcelos Costa, fez o seguinte discurso:

“Com muita alegria, recebemos as homenagens da Assembleia Legislativa pelo sexagenário da Avimig. Em nome da associação e dos empresários do agronegócio avícola mineiro, reafirmamos o compromisso associativista da permanente busca do fortalecimento do setor, fazendo a sua defesa e estimulando a adoção de práticas sustentáveis, que possibilitem a oferta de frango e ovos de alta qualidade, conforme as exigências de sanidade e segurança alimentar e com preços acessíveis a toda a população.    

Nossa entidade nasceu e se consolidou graças ao trabalho incansável de idealistas que avançaram além do sonho, porque desde os tempos heroicos do associativismo avícola é permanente a busca do conhecimento no setor.  Estamos falando de uma conjugação forte de idealismo e trabalho, realizado sob a liderança de empresários e técnicos que dedicaram seu tempo e sua experiência à Avimig. Nossas homenagens, portanto, aos 13 presidentes que nos precederam.

Homenageamos também as empresas avícolas que vêm participando da construção da história da Avimig, aquelas que desde a primeira hora garantiram apoio à entidade, representando as regiões Metropolitana, Central, Centro-Oeste, Campo das Vertentes, Norte, Nordeste, Noroeste, Sul, Triângulo,  Zona da Mata e Vale do Aço.

Assim foi possível realizar o sonho dos tempos heroicos da avicultura mineira a partir da década de 1950. Participaram e ainda participam dessa trajetória funcionários identificados com os ideais do associativismo. Representam a linha de frente da Avimig na luta do dia a dia, conforme as diretrizes da diretoria e integrados à atuação dos Conselhos Técnicos da entidade.
No vigor dos 60 anos, a Avimig segue com fé a sua trajetória porque conta com a união dessas forças – empresas e pessoas —, mais a parceria com instituições público-privadas sintonizadas com o setor avícola.

Enfatizamos, portanto, os nossos agradecimentos à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que faz parte desta parceria fundamental ao desenvolvimento do associativismo avícola estadual.  Obrigado a todos.”