O XI Festival do Leitão de Rio Verde, encontro técnico organizado pela Associação de Granjeiros Integrados de Goiás – AGIGO e realizado no dia 23 de setembro, em Rio Verde (GO), teve como uma das palestrantes a médica veterinária da Bayer Saúde Animal – Unidade Aves e Suínos, Dra. Eliana Dantas.
Com o tema “Suinocultura mundial – tendências de mercado e importância da biossegurança na permanência no negócio”, a veterinária abordou o crescimento populacional até o ano de 2050 e a necessidade do aumento da demanda de alimentos, com foco para a suinocultura. “O Brasil é um forte candidato a produzir e exportar alimentos para diversos países no futuro, mas para isso, deverá continuamente aperfeiçoar o método de produção de suínos, mantendo a qualidade do produto. Um fator de grande influência e importância neste aspecto é a adoção de práticas da biossegurança, pois através da implementação da biossegurança na granja, envolvendo seus diversos aspectos, será possível obter melhores índices de produção e garantir o fornecimento de alimento seguro no final da cadeia. É muito importante que o produtor reflita sobre o assunto e avalie sua postura frente a este tema, e isso foi possível estimular no evento”, disse Dantas.
Com a presença de mais de 300 pessoas, o evento foi considerado um sucesso pelo coordenador Iuri Pinheiro Machado, consultor da AGIGO. “Superou todas as expectativas de qualidade de palestras e participação de público, atingindo nossos objetivos de reunir produtores, gerentes, funcionários de granjas e técnicos do estado de Goiás e atualizá-los em assuntos relacionados aos mais variados temas da suinocultura, como mercado, manejo e novas tecnologias.