O Laboratório Biovet distribuirá aos visitantes da 52ª Festa do Ovo de Bastos (SP) o mais recente Informativo Técnico Avícola. Entre outros destaques, esta edição traz uma entrevista exclusiva com a Profa. Dra. Clarice Weis Arns, Chefe do Laboratório de Virologia Animal do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A Profa. Dra. Clarice relata há muito tempo que o AMPV, causador da Síndrome da Cabeça Inchada em galinhas e da rinotraqueíte em perus, são infecções bastante comuns na produção avícola. Agora, a especialista volta a alertar que divergências genéticas entre os vírus de campo e vacinal podem comprometer o sucesso da vacinação.
Estudo recente do Laboratório de Virologia Animal (Unicamp) demonstrou que os subtipos A e B do AMPV estão circulando entre aves sinantrópicas e silvestres no Brasil. A especialista também informa na entrevista que os testes sorológicos mais comuns são a soroneutralização (SN) e o ELISA para detectar infecções tardias, além de serem recomendados para a investigação de grandes quantidades de amostras devido ao seu baixo custo e simplicidade de execução. Estes métodos são ainda recomendados para o controle de lotes vacinados.
No informativo, os avicultores vão se informar mais sobre os produtos do Laboratório Biovet voltados à prevenção contra a Síndrome da Cabeça Inchada das Aves e outras enfermidades, tais como INTER MULTI 7, BIO SHS, BIO SHS VIVA, NEW BRONK GUMBOR REO SHS e NEW BRONK GUMBOR SHS.
A versão eletrônica do informativo está disponível no web-site do Laboratório Biovet: www.biovet.com.br.
Saiba Mais
Segundo recente edição da revista Globo Rural, o município de Bastos (SP), com pouco mais de 20 mil habitantes, abriga um plantel de 20 milhões de galinhas. Deste total, 17 milhões estão em fase de postura, produzindo entre 16 e 17 milhões de ovos por dia. “Juntas, as 70 avícolas de Bastos atendem a 60% da demanda nacional por ovos.”
A 52ª Festa do Ovo de Bastos acontece entre 15 e 17 de julho, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe. A realização fica a cargo do Sindicato Rural e da Prefeitura da cidade.