Mais uma oportunidade se abre para o Brasil na promoção do etanol combustível, produzido a partir da cana-de-açúcar. Nesta terça-feira (30), em Assunção (Paraguai), ocorrerá a primeira reunião do Grupo de Trabalho ad hoc sobre Biocombustíveis, no âmbito do Plano de Ação para a Cooperação em Matérias de Biocombustíveis do Conselho do Mercado Comum do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
A experiência brasileira na produção e uso do biocombustível poderá abrir novos negócios entre os países membros do Mercado Comum do Cone Sul, quer pela comercialização do combustível quer pela venda de equipamentos e serviços para instalação de unidades produtoras. Desta forma, reforça-se a possibilidade de transformar o etanol em commodity.
Representantes da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela participam do encontro. O coordenador-geral de Açúcar e Álcool, da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Caldas, representará o governo brasileiro.