Após ter enfatizado, na semana passada, que concentraria sua estratégia de aquisições em empresas de “menor escala” e descartar investimentos “relevantes” no exterior, a BRF anunciou ontem que fechou acordo para comprar 75% da área de distribuição de alimentos congelados da Alyasra, do Kuwait, que atua no varejo. O valor do negócio, que inclui dívidas, é de US$ 160 milhões.
Pelos termos do acordo, a BRF também fornecerá com exclusividade produtos de seu portfólio para a área de distribuição da Alyasra que atende o chamado food service. Conforme a BRF, a Alyasra é líder na distribuição de alimentos no Kuwait e já era sua parceira há duas décadas.
Com a aquisição, a BRF reforça sua estrutura de distribuição no Oriente Médio. Em abril, a empresa brasileira já havia ampliado sua participação na Federal Foods, de Abu Dhabi, para 100%. Em julho, concluiu a aquisição de 40% da AKF, empresa de distribuição de Omã.
Na sexta-feira, em teleconferência com analistas, o CEO da BRF, Claudio Galeazzi, já indicara que havia negociações em curso com empresas de distribuição. O interesse nessa área é explicado pela inauguração, prevista para este ano, da fábrica da BRF em Abu Dhabi. “Estamos preparando o terreno para, quando nossa fábrica estiver a plena carga, garantirmos a distribuição”, disse o presidente do conselho de administração da BRF, Abilio Diniz, na mesma teleconferência.