Aconteceu no dia 13 de janeiro, em Frederico Westphalen (RS), a primeira reunião da Comissão para Acompanhamento,Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) das Unidades Produtorasde Leitões (UPLs) integradas à JBS do município e também de Três Passos. Estiveram na pauta de discussão a planilha de custos de produção e itens operacionais que os produtores solicitam que sejam revisados pela integradora.
Os representantes desta Cadec são os suinocultores Sinésio Kist, André Lermenn, Maicon Acadroli, Paulo Menegat e Elemar Hein. “Foi uma reunião bem produtiva, de alto nível, uma das melhores reuniões das Cadecs da qual já participei”, destaca Hein, que é presidente da Associação de Suinocultores de Três Passos (Assuipassos) e também tem terminação.
Esta é a terceira Cadec formada no Rio Grande do Sul, onde o trabalho é desenvolvido desde o ano passado. Também na região de Frederico Westphalen e Três Passos há a Cadec da Terminação e a outra Comissão em atuação é a Cadec das UPLs Região dos Vales e Serra.
“A médio e longo prazo, certamente, observaremos novos resultados dessasComissões. O preço e custos de produção são alguns dos itens discutidos entre integrados e integradores, porém, vamos orientar os suinocultores, nessasreuniões, a administrar a granja e a reduzir gastos, além de criar uma relação mais saudável entre ambas às partes”, acrescenta.
A próxima reunião da Cadec das UPLs de Frederico e Três Passos está agendada para o dia 19 de fevereiro.
Pioneiro
As Cadecs surgiram a partir do Projeto de Lei 6459/2013, conhecido como Leida Integração, que trata da integração vertical na agropecuária, estabelecendo condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras. A formação dessas Comissões está prevista dentro da Lei da Integração, que ainda será votada pelo Senado. O Rio Grande do Sul é um dos Estados pioneiros na realização deste trabalho. As informações partem da assessoria de imprensa da ACSURS.