A brasileira Camil Alimentos, uma das maiores empresas de alimentos da América Latina com faturamento de R$ 2,7 bilhões, confirmou, via assessoria de comunicação, a compra da argentina Loma Alimentos, uma produtora de arroz de administração familiar.
O valor da aquisição ainda não foi divulgado. A Loma Alimentos, com sede em Entre Ríos, tem como seu principal atrativo o arroz branqueado orgânico. Esse produto é exportado para Estados Unidos, Canadá, Itália, Bélgica e Dinamarca.
A Camil, que tem como sócia a Gávea Investimentos com participação de 31,75%, fortaleceu seu processo de internacionalização em 2011, com a compra de empresas de grãos e pescados na América Latina.
A empresa possui em seu portfólio as marcas Camil, no Brasil, Saman, no Uruguai, Tucapel, no Chile e Costeño, no Peru.
Com as aquisições da Femepe e Canadá Participações, feitas em maio e outubro de 2011, respectivamente, a empresa passou a deter as marcas Pescador, Alcyon, Navegantes e Coqueiro. Em outubro de 2012, adquiriu a Docelar Alimentos da Cosan, detentora das marcas de açúcar União, Barra, Dolce, Neve e Duçula.
No total, a empresa tem 3 unidades de beneficiamento no Chile, uma no Peru, além de operações na Argentina, três plantas de processamento de pescados e seis plantas de processamento de açúcar no Brasil.
No Rio de Janeiro, a empresa está concluindo a aquisição da Carreteiro Alimentos, que estava em recuperação judicial.